top of page

Como escolher uma boa farmácia de manipulação?




Algumas pessoas podem pensar que toda farmácia de manipulação é igual, mas não é. Cada estabelecimento define seus procedimentos operacionais do Manual de Boas Práticas de Manipulação exigido pela Anvisa. Por isso, ao longo desse texto você vai encontrar quatro dicas para levar em consideração na hora de fazer a sua escolha!


Analise a Estrutura Física


A primeira dica é analisar a estrutura física da farmácia. Quando o assunto é saúde a limpeza é um item básico, pois um ambiente sujo coloca em dúvida a qualidade do seu produto manipulado. Algumas empresas têm infraestrutura ou câmeras ao vivo que permitem a visualização dos laboratórios de produção na área de atendimento. Dessa forma, você pode conferir a organização e limpeza durante a preparação dos medicamentos.


Veja a Qualidade


A segunda dica é verificar a qualidade do seu manipulado. As farmácias de manipulação precisam validar seus fornecedores e registrar todos laudos de análise interno das mercadorias adquiridas. Você pode pedir ao atendente ou farmacêutico para ver o registro do controle de qualidade do seu manipulado. Caso eles não apresentem essa comprovação em poucos minutos, pode significar que a empresa não tenha um controle de qualidade eficiente.


Pesquise depoimentos


Agora a terceira dica é pesquisar os depoimentos de outros consumidores na internet. Nas redes sociais, como Facebook e Instagram, você pode verificar as opiniões de outras pessoas. Empresas sérias buscam ter bom relacionamento com seus clientes nessas plataformas. A boa credibilidade da farmácia de manipulação junto aos profissionais de saúde é outro critério que pode ser decisivo na sua escolha.


Verifique a Autorização de Funcionamento


Toda farmácia de manipulação precisa ter autorização de funcionamento emitido pela Anvisa, assim como liberação especial para manipulação de medicamentos controlados. Para a fabricação de medicamentos veterinários a farmácia precisa ter licença do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Portanto, vale a pena conferir se essa documentação está exposta ao público.


Faça a escolha com o cuidado que a sua saúde merece! Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipularis clicando no ícone de WhatsApp aqui no site!

1.038 visualizações0 comentário
bottom of page