Como escolher meu produto Skincare?


Quando o assunto é comprar um cosmético novo para a pele a grande dúvida é qual produto comprar. Para ter sucesso na sua escolha, antes da compra é muito importante que você saiba qual é o seu tipo de pele.

Para te ajudar, reuni neste post detalhes importantes sobre cada tipo e também quais outros fatores que devemos observar antes da compra de cosméticos de tratamento.






Para analisar a sua pele, é importante que não esteja utilizando nenhum produto. O ideal é ficar 12 horas sem aplicar nada no rosto e assim conseguirá visualizar os detalhes da pele com mais clareza.


Separei para você os tipos de pele e listei também as condições que ela pode estar apresentando, então combine as duas informações (tipo + condição) para que isso te ajude a comprar o cosmético de tratamento que terá mais benefício no seu skincare.



Tipos de pele:

Pele normal: normal é o termo que usamos para definir uma pele que apresenta os níveis de hidratação e oleosidade balanceados, ou seja, uma pele que está com seu mecanismo de funcionamento alinhado, não apresenta “poros” dilatados e possui viço natural. Isso não quer dizer que a pele normal não precisa de rotina de cuidados diários. É importante ter um skincare para manter a limpeza e hidratação em dia, evitando o surgimento de sinais de envelhecimento no decorrer dos anos.

Pele seca: quando a pele é seca significa que ela tem dificuldade de reter água na superfície, normalmente está associado à pouca produção de lipídeos essenciais que são necessários para manter as células ligadas umas às outras. Com esta falta, as células descamam com mais facilidade tratando aquele aspecto de repuxamento e ressecamento. Neste caso os produtos da rotina skincare necessitam de ativos hidratantes e também que formem um filme protetor sobre a pele impedindo que a água se perca para o meio externo.

Pele oleosa: um dos tipos de pele mais comuns encontrados aqui no Brasil a pele oleosa, apresenta aspecto muito brilhoso e incomoda o excesso de óleo na superfície ao longo do dia, também apresenta os poros mais dilatados. A produção em excesso vem da glândula sebácea e o uso do hidratante correto pode normalizar o funcionamento da glândula trazendo a diminuição deste aspecto oleoso.

Pele mista: outro tipo comum em nossa região, a pele mista tem característica dos dois tipos de pele descritos acima, podendo ser normal nas laterais do rosto e oleosa na zona T.



Condições da pele:

Acne: Decorrente da proliferação da bactéria da acne, a pele com espinhas normalmente está combinada com o tipo oleosa e quando está nesta condição, é importante o uso de produtos que equilibrem a proliferação de bactérias e também diminua a produção de sebo na superfície. Além disso, em alguns casos pode ser indicado o uso de esfoliante para diminuir a espessura da pele e ajudar no controle de novas inflamações de acne.

Sinais de envelhecimento: na maior parte das vezes quando nos damos conta dos sinais do envelhecimento já contamos com algumas ruguinhas e linhas de expressão, além disso também podemos notar uma maior flacidez da pele e manchinhas amendoadas em alguns pontos do rosto. Neste caso o uso de antioxidantes como a vitamina C e também filtro solar são imprescindíveis na rotina.

Desidratada: pode estar presente em todos os tipos de pele, normalmente se apresenta áspera, com prurido (coceira) e descamação, a pele desidratada assim como a seca não retém água na superfície e a falta de água faz com que a pele tenha aparência mais envelhecida.

Manchada: a pele apresenta manchas em um determinado local ou por toda a face, normalmente se dá pelo excesso de exposição solar ou por alteração hormonal, além disso outros fatores também podem desencadear manchas: exposição ao calor extremo, inflamações de acne ou qualquer outra lesão que pode gerar uma mancha pós inflamatória. Neste caso é importante associar na sua rotina produtos com ativos clareadores que ajudem a pele a produzir menos melanina na região.

Sensível: se apresenta avermelhada, inflamada, coceira e descamação. Temos quadros importantes que podem sensibilizar a pele como rosácea e psoríase, que exigem cuidados maiores. Neste tipo de pele é indicado hidratantes com ativos anti-inflamatório que acalmam e normalizam o funcionamento da pele.

Agora que você já sabe qual é teu tipo de pele fica mais fácil na hora de comprar os produtos que irão fazer parte da sua rotina. Aqui na Manipularis temos produtos específicos que tratam de cada tipo de pele e suas condições.

Lembre-se sempre, uma rotina é composta de limpeza, hidratação, tratamento para a condição da pele e proteção! Faça o básico e tenha a pele saudável todos os dias.